Especial: Saiba o que rolou no evento de lançamento de DmC

Vida de redator do Blast não é fácil. De tempos em tempos surge a oportunidade de conferir e testar na faixa e em primeira mão grandes lan... (por Thomas Schulze em 22/01/2013, via GameBlast)

Vida de redator do Blast não é fácil. De tempos em tempos surge a oportunidade de conferir e testar na faixa e em primeira mão grandes lançamentos da indústria de videogames, cercado de gente influente do ramo, como desenvolvedores de jogos e colegas jornalistas (além de open bar com direito a refil de jujubas, bolachas e marshmallows, mas não queremos que você nos inveje demais). Foi com esse tratamento VIP e a maior pompa possível que a Capcom recebeu o pessoal do Blast e de outros grandes sites, revistas e canais de televisão para revelar seu novo blockbuster, DmC.

A balada de Dante

Blast na pista com Dante.

Os sortudos do Blast que cobriram o evento, ou melhor, os pobres redatores que trabalharam arduamente para trazer as novidades mais quentes para você, amigo leitor, foram Gabriel Vlatkovic, Samuel Coelho, Vinicius Muza e este que vos escreve, Thomas Schulze. O evento de lançamento aconteceu dia 17 de janeiro na casa de festas Hot Hot, situada em Bela Vista, São Paulo, com toda a pinta de uma balada (ou night, dependendo do seu estado). Ou seja, um espaço muito bonito e bem decorado, cheio de gente bonita e boa música.

Logo que chegamos na porta da Hot Hot ficou claro imediatamente que se tratava de um evento organizado por pessoas apaixonadas pelo que fazem, já que os recepcionistas estavam vestidos à caráter (os homens com cosplay de Dante, e as meninas de Kat). Nas paredes era possível encontrar quadros, pôsteres e painéis estilosos sobre o jogo, além de um telão enorme ao fundo no qual passavam vídeos de gameplay e trailers exclusivos.

Decoração especial com a temática de DmC.


Casa cheia na Hot Hot.
Para diversão dos convidados, a festa contava com uma máquina que tirava fotos e enviava direto para seu mural do Facebook, ou para qualquer endereço de e-mail desejado. Certamente uma ferramenta muito eficiente de divulgação, além de mais uma ótima memória para todos os presentes, já que a estação também fornecia gratuitamente uma versão impressa da fotografia. Além disso, havia um pequeno estande de maquiagem para os jogadores mais corajosos que estivessem dispostos a sair do evento no meio da madrugada com make de Dante ou Kat. Por fim, para quem estivesse disposto a ostentar a visita sem passar pela vergonha de andar de maquiagem, foram dadas de presente para todos os visitantes estilosas camisetas das pistolas Ebony e Ivory.
O telão que revelou DmC ao público.

Um novo DmC para novos tempos

Rogério, da Ninja Theory
Rogério Silva, o designer da Ninja Theory, empresa responsável pelo desenvolvimento do novo DmC, estava lá atendendo a todos os fãs e jornalistas, sempre disposto a explicar as novas ideias e conceitos do jogo. Já no vídeo de demonstração pudemos ouvir explicações sobre como foi feita a movimentação do personagem utilizando atores reais e sensores de movimento, além de um making of sobre o processo de sonorização do game e uma explanação do conceito por trás dos novos padrões da série, como a drástica mudança de visual a qual Dante e todo o seu mundo foram submetidos, algo que divide os fãs desde o primeiro momento mas que, cada vez mais, parece se revelar uma escolha muito acertada.

Assim que a apresentação em vídeo terminou, chegamos ao ponto que realmente interessa: o teste do jogo. Uma nova parte da casa foi aberta, com direito a DJ e pista de dança com muita música pop e alguns hits indies para embalar todo o pessoal. E o mais importante, o novo espaço contava com quatro Xbox 360 disponíveis para experimentar as novas aventuras de Dante. Enquanto eu testava o jogo, Vinicius, Gabriel e Samuel conversavam com Rogério, da Ninja Theory, que contou tudo sobre os armamentos de Dante. Desta vez, o herói contará com mais armas do que nunca, como a espada Rebellion, as pistolas tradicionais Ebony e Ivory, as armas de fogo Revenant e Kablooey, além das poderosas Arbiter e Osiris, duas lâminas excelentes para estender os seus combos para além de todos os limites conhecidos pelo homem.

Novo estilo artístico para uma nova jogabilidade viciante.


Um dos quatro Xbox com DmC
disponível para teste.
Rogério parecia ter um orgulho particular da mecânica de “puxar e moldar” o cenário. Como a trama se passa no Limbo, onde é necessário agarrar e mover partes das fases, você frequentemente vai pular por plataformas flutuantes por aí, o que garante bastante diversidade e evita que a ação fique entediante. Pelo que eu pude testar em cerca de meia hora de jogatina (afinal, a festa podia não ser a E3, mas havia filas e eu tive que ceder meu lugar depois de algum tempo), parece que temos um grande jogo de ação aqui, algo verdadeiramente empolgante e com mecânicas de ação potencialmente viciantes. Muito em breve você poderá ler mais sobre isso em mais uma análise exclusiva aqui do Blast e ver se minhas impressões foram acertadas.

A grande festa do jornalismo

Muitos jornalistas marcaram
presença na festa.
Embora não seja necessariamente relacionado ao jogo DmC, algo muito legal da festa foi poder bater um papo franco com grandes nomes da mídia de games do Brasil, tanto do passado como do presente. Pude conversar com heróis da minha infância e hoje colegas de profissão como Felipe Azevedo e Fabio Santana, da extinta revista NGamer, além de Humberto Martinez, redator-chefe da revista PlayStation (antiga Dicas e Truques) que, por sinal, estava sendo distribuída gratuitamente para todos no evento. Além disso, estavam por lá alguns colaboradores da nossa querida parceira, a revista Nintendo World, além do sempre simpático Luciano Amaral da PlayTV.

Com tudo isso, ficou muito claro que o evento foi de grande importância para o jornalismo de videogames no Brasil, já que houve uma grande interação entre jornalistas veteranos e iniciantes com os jogadores e os desenvolvedores de jogos, fazendo da festa não só o lançamento de um jogo, mas um impulso nessa área que só tem a crescer daqui pra frente. Nós aqui do Blast saímos da festa felizes não apenas por termos testado um grande jogo, mas por termos visto na prática o modo como todos nós, juntos, fazemos do universo dos videogames o mais apaixonante de todos.

Revisão: Gabriel Toschi
Colaboração: Gabriel Vlatkovic, Samuel Coelho e Vinicius Muza.

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google