Conheça a Steam

Para muitos não há sensação melhor do que ir até uma loja e comprar aquele jogo desejado, e, ao chegar em casa , abrir a caixa do mesmo, q... (por João Pedro Meireles em 04/01/2013, via GameBlast)

Para muitos não há sensação melhor do que ir até uma loja e comprar aquele jogo desejado, e, ao chegar em casa , abrir a caixa do mesmo, que contém manuais e, é claro, o tão esperado game. Embora tenha seu grande valor, boa parte nostálgico, a compra física está cada vez mais próxima do fim, devido ao grande crescimento, em especial da qualidade, das distribuidoras virtuais. Dentre essas, uma plataforma em especial mostra como estamos cada vez mais próximos do fim de uma era, devido a sua grande gama de funções, sua simplicidade, e é claro, seu vasto acervo de jogos: a Steam

Steam? O que é isso?

Steam é uma plataforma da empresa Valve, responsável por grandes títulos como as séries Half-Life e Portal, que tem como objetivo simplificar o caminho entre as empresas de jogos, em especial as menores, e seus jogadores. Simplificando, é um sistema de compra, onde você comprará jogos e os terá associados a sua conta, por meio da qual é possível baixa-los em vários computadores, já que o game está associado a sua conta, e não a seu computador.


É também por meio dela, que as atualizações de seus games serão feitas, o que implica que o jogador não precisa se preocupar em instalar as mesmas manualmente, visto que, ao apenas deixar a Steam executando em seu computador, os jogos que necessitam de atualizações as farão de forma automática.

Um pouquinho de história

Tudo começou justamente devido ao quesito dito anteriormente: atualizações. No começo do milênio a Valve começava a encontrar alguns problemas para lançar atualizações de seus jogos, em especial da série Counter-Strike, e para evitar tais empecilhos, resolveu criar um sistema que atualizasse seus jogos de forma automática e ao mesmo tempo inibir a pirataria e os cheats Após algumas consultas com grandes empresas do mercado, como a gigante Microsoft, em que todas não mostraram interessa na ideia, a Valve então começa a desenvolver o software, que originalmente teve nomes como Grid e Gazelle, e que posteriormente dariam lugar a hoje popular Steam.

Após um bem sucedido período de testes em 2004, com o beta de Counter-Strike 1.6, a Valve então começa a sondar empresas independentes de games para que essas lançassem seus títulos na sua plataforma e em 2005, alguns jogos de outras companhias começavam a aparecer na Steam, como Rag Doll Kung Fu. Apenas em 2007 grandes empresas começam a lançar seus games na plataforma da Valve, como Capcom e Eidos Interactive, que hoje conta com empresas como Bethesda, Sega e Ubisoft.

Rag Doll Kung Fu, um dos primeiros jogos da steam

Mas porque ela é tão especial?

Essa é uma pergunta que deve estar passando na cabeça de pessoas que não são clientes da Steam, afinal é só uma forma diferente de comprar os jogo. A plataforma da Valve, entretanto, é muito mais do que apenas isso. Além de contar com um acervo de jogos enorme, ela permite uma união entre os usuários, por meio de comunidades (lembrando que existe uma do GameBlast), o que facilita a jogatina com seus amigos. Além disso, há a possibilidade da criação de mods para jogos, e a divulgação dos mesmos dentro da plataforma, o que permite maior exposição dessas modificações, e o consequente uso por outros usuários.

Grupo do GameBlast na Steam
Além disso o sistema de compra é muito seguro e eficaz, e além de permitir o pagamento por cartão de crédito e boleto bancário, é possível usar o sistema  PayPal, que torna o processo de compra de um jogo ainda mais simples e rápido (algo em torno de dois minutos).

Promoções, promoções... e mais promoções!

Todos os motivos dados já seriam o bastante para trocar a compra física de jogos pela compra online da Valve, mas há um em especial, que vem gerando piadas em redes sociais, que torna a plataforma Steam uma necessidade para quem possui um PC: as promoções. Além de algumas promoções relâmpagos em jogos específicos, há grandes períodos, como natal e férias de verão do hemisfério norte, em que uma grande parte dos jogos acabam com grandes cortes nos preços (chegando normalmente no teto de 75%), tornando possível a compra de grandes títulos como Dishonored pela metade de seu preço original.

É melhor ir preparando a carteira

Não há motivos para não ter

Basicamente se você possui um computador, com qualquer sistema operacional que seja, visto que já existe o desenvolvimento da Steam para Mac e Linux (essa ainda em fase beta), é quase uma obrigação possuir uma conta na mesma e tê-la instalada em seu computador. Mesmo que você não tenha interesse em adquirir os jogos do grande acervo da plataforma, há também a opção de baixar jogos gratuitos de grande qualidade, como o famoso Team Fortress 2 ou Dota 2 (esse ainda em beta fechado).


Revisão: José Carlos Alves 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google