Top 10

Top 10: Personagens mais insanos dos videogames

Assim como o Dr. Frankenstein e o monstro criado por ele, os videogames estão cheios de criadores e criaturas malucas. Da mente de vários de... (por Pedro Vicente em 13/12/2012, via GameBlast)

Assim como o Dr. Frankenstein e o monstro criado por ele, os videogames estão cheios de criadores e criaturas malucas. Da mente de vários desenvolvedores não tão “normais” assim surgiu um sem número de personagens pirados. Desde deuses da loucura, passando por vilões niilistas, personagens com a psique dilacerada, guerreiros malucos, até homens em uma crise de meia idade, os videogames nos apresentaram muitos indivíduos que nem Freud, Lacan, Jung e, muito menos, redatores do GameBlast conseguem explicar. Conheça os dez personagens mais psicologicamente abalados dos videogames.

Atenção: esta matéria contém spoilers dos jogos dos quais os personagens fazem parte.

10. Vincent Brooks (Catherine - X360, PS3)

Vincent é um sujeito comum igual a mim e você. Claro, ele tem as especificidades da vida dele assim como qualquer outra pessoa. Mas o que torna a história de Catherine mais assustadora e imersiva é o fato de que os problemas pelos quais Vincent Brooks passa podem muito bem nos acometer em algum momento de nossa vida, se é que já não aconteceram.

Com seus 32 anos de idade, Vincent se vê rodeado por uma série de problemas em sua vida: não está pronto para casar com Katherine, vive sendo chamado de moleque por ela, acaba traindo-a com Catherine, a quem também não entende muito bem, descobre que vai ser pai. Enfim, Vincent vai surtando ao longo do jogo com tantos problemas.

Participante de um sonho/desafio em que você pode acabar morrendo, tendo de lidar com estresses de relacionamento, se sentindo culpado e com medo, e surtando sempre que possível; Vincent Brooks é o décimo lugar de nossa lista.

Quando o amor acaba a cuca pira

9. Gary Smith (Bully - PS2, X360)

A Bullworth Academy, escola em que se passa o jogo Bully, é um internato, mas poderia bem ser um manicômio mirim. Jovens violentos, muita sacanagem e traição. Gary Smith é o mais sociopata dos jovens brilhantes estudantes da academia.

Cretino, frio e calculista, Gary começa como um amigo do protagonista, Jimmy Hopkins, e acaba se transformando em seu maior inimigo.

A frase das Memórias póstumas de Brás Cubas de que “o menino é o pai do homem” nos faz até ter medo do que esses meninos vão se tornar quando adultos. Gary é nosso nono lugar.

Te pego na saída!

8. The Joker (Batman: Arkham Asylum, Batman: Arkham City - X360, PS3, WiiU)

Como assim o Coringa está somente na oitava posição em um ranking de personagens malucos? Porque, por mais que o personagem apareça e seja insano dentro dos jogos, a construção deste personagem é externa ao mundo dos videogames. Em quadrinhos, graphic novels e nos filmes em que aparece, o personagem sempre nos brinda com sua loucura.

Claro que nestes excelentes jogos o Coringa injeta uma boa dose de loucura. O personagem, de tão louco, não é considerado insano por alguns fãs, mas sim super são; já que se adequa a cada dia ao que o mundo oferece, ou seja, o Coringa sempre está pronto para viver em um mundo em que a loucura, a irracionalidade e a desgraça são os principais ingredientes.

The Joker é nosso oitavo lugar.

A grande motivação de Coringa é provar que o Batman é maluco que nem ele

7. Sheogorath (The Elder Scrolls - PC, PS3, X360)

 Sheogorath é uma divindidade ligada à loucura. O princípe daedrico da insanidade reina em um plano de Oblivion mais conhecido como a Casa Maluca. Parte de sua personalidade representa o lado lúdico da loucura, do fantástico; já a outra parte representa a demência e o horror da insanidade.

Além de ser obcecado por queijo, realizar uma série de comentários socialmente inapropriados, ainda deixa alguns artefatos para que homens usem e espalhem a insanidade.

Abaixo um vídeo do Wabbajack, cajado do príncipe da loucura e nosso sétimo lugar, sendo utilizado:



6. Vaas Montenegro (Far Cry 3 - X360, PS3)

 Bastam alguns minutos de jogo em Far Cry 3 para que conheçamos, ou começemos a conhecer, a loucura de Vaas, o sádico, engraçado, nervoso e insano personagem e antagonista do terceiro jogo da série.

Seja ameaçando, humilhando, torturando, citando Forest Gump ou, simplesmente, se divertindo às custas da dor alheia, Vaas se coloca como um grande baluarte da loucura e da insensatez, pelo menos até o encontro de Jason (o protagonista e personagem controlável do jogo) com outras pessoas tão ou mais loucas que o sr. Montenegro.

Vaas, um dos teóricos que definiram o conceito de insanidade

5. Sweet Tooth (Twisted Metal - PlayStation)

 O que dizer de um sujeito vestido de palhaço macabre que dirige um caminhão de sorvete e curte matar os amiguinhos que estão em outros veículos? Sweet Tooth, praticamente o mascote da série Twisted Metal, é psicótico, sádico, violento e, extremamente, instável.

Se fossem todos como nosso quinto lugar, toda criança teria medo de palhaço.

Direto do Psycho Circus

4. Psycho Mantis (Metal Gear Solid - PlayStation)

 Além de pregar uma peça mental nos jogadores ao fazer afirmações do tipo: “você gosta de Castlevania”, Psycho Mantis é, como diz seu nome, não só um telepata com poderes, mas um sujeito bem maluco.

A mãe dele morreu lhe dando a luz, e com isso seu pai começou a odiá-lo. Certo dia, Pyscho Mantis conseguiu ler a mente do pai, e isso o deixou transtornado. Queimou sua vila e matou todos que lá moravam.

Anos depois, trabalhando para o FBI no trato com psicopatas, leu tanto a mente de um assassino que acabou adotando a personalidade do psicótico matador.

Com uma aparência digna de manicômio e uma história de vida enlouquecedora, Pyscho Mantis figura em quarto lugar nesta lista.

Maluco que é maluco te deixa achando que também é

3. Cloud Strife (Final Fantasy VII - PSX)

Personagem de uma série de jogos que mais parece o bloco do sanatório geral, Cloud (ao lado de figuras como Kefka, Cecil e, principalmente, Sephiroth) é um dos mais pirados.

Resultado de um projeto de clonagem envolvendo super soldados e um ser alienígena, Cloud ainda foi exaustivamente entúpido de energia Mako. Como se tudo isso não bastasse, ainda quase feriu sua adorada e viu-a ser morta.

Uma personalidade dilacerada, projeção de vida alheia na sua própria existência e um belo de um surto nervoso dão a medalha de bronze a Cloud Strife.


Desde o começo do jogo, em Midgar, dá pra sacar que esse aí não bate bem

2. Fei Fong Wong (Xenogears - PSX)

 Em um jogo inspirado por temas filosóficos e psicanalíticos, não é de se impressionar a existência de um punhado de personagens insanos. O protagonista de Xenogears, Fei Fong Wong, é figura ilustre quando o assunto é loucura.

Desmemoriado, o rapaz começa a sofrer de um surto de bipolaridade. Com o avanço da narrativa do jogo e dezenas de acontecimentos desesperadores, descobrimos que Fei convive com três consciências: o Id, a sua atual consciência e o covarde, ou sua verdadeira consciência reprimida.

Não vou me alongar em spoilers, mas Fei Fong Wong conquistou nossa medalha de prata.

Momento chave no desenvolvimento da loucura de Fei

1. The Origami Killer (Heavy Rain - PS3)

 Heavy Rain é um jogo centrado na série de assassinatos realizados pelo maníaco conhecido como o “Assassino do Origami”. Todas as suas vítimas são crianças, morrem afogadas e ao lado do corpo sempre está uma flor e um origami.

Ao fim do jogo, descobrimos o motivo da psicopatia e do transtorno do personagem. É revelado, inclusive, quem é o assassino em série.

Fica o convite para que, quem não jogou, experimente Heavy Rain e conheça melhor porque o assassino do jogo é nosso primeiro lugar.

Chuva forte, emoções fortes. Só falta a camisa de força
Esse top 10 não foi feito por um psicólogo ou entendido na área, apenas por um entusiasta do assunto, bem leigo inclusive. Gostou da lista? Qual personagem maluco você mais gosta? Quais personagens faltaram nesse top 10? 

Revisão: Alberto Canen

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google