Especial: Como os personagens dos games reagiriam ao fim do mundo?

Se você está lendo isso das duas uma: ou o mundo ainda não acabou ou você, de alguma forma, conseguiu sobreviver e, ainda por cima, resgat... (por Ok em 21/12/2012, via GameBlast)

Se você está lendo isso das duas uma: ou o mundo ainda não acabou ou você, de alguma forma, conseguiu sobreviver e, ainda por cima, resgatar os servidores onde o GameBlast estava hospedado. Sim pois, de acordo com os teóricos da conspiração e do caos, hoje, dia 21 de dezembro de 2012, é o dia do fim do mundo (não, os maias não previram isso, foi apenas mais um ciclo que acabou). Mas é claro que este foi só o planeta Terra. E se o fim do mundo ocorresse em algum lugar no mundo dos games? Como será que os personagens reagiriam? É a essa pergunta que vamos tentar responder neste artigo. Acompanhe e divirta-se!

Atenção: este artigo tem a única intenção de trazer entretenimento e, em alguns momentos, pode ter uma conotação irônica, sarcástica ou humorística. É pouco provável que os donos das franquias aqui apresentadas realmente cheguem a incluir o fim do mundo em seus games.


Mario

Para começar bem, vamos analisar como seria o fim do mundo do astro da Nintendo, o encanador mais famoso e bigodudo do mundo: Mario.

Para início de conversa, se o mundo de Mario acabasse, muito provavelmente isso seria obra de mais alguma malfeitoria de Bowser. Imagine que, em um experimento completamente bizarro, Bowser uniu o poder das Power Stars e o de Kamek the Magikoopa para finalmente poder criar um universo só seu, onde a paz, ou melhor, o próprio tirano reina.

Finalmente Bowser realizou seu sonho.

É claro que Mario tentou impedi-lo, mas desta vez seu poder era grande demais e o encanador acabou caindo nas garras do vilão, que o transportou para o seu novo universo só para reverter a tradição e colocar Mario no papel de vilão. É claro que, uma vez passado o efeito das Power Stars, Bowser acabou sendo derrotado pelo encanador, mas as coisas não serão as mesmas agora que o Reino dos Cogumelos não existe mais.

Sonic

Se não pode com eles, fuja deles.
O ouriço mais veloz do mundo dos videogames não poderia ficar de fora de nossa lista. Sonic, o mascote da Sega, faz todo o mundo comer poeira, mas e se ele não o fizesse mais?

O fim do mundo de Sonic não poderia acontecer pelas garras de outro que não o maléfico Dr. Ivo Robotnik, também conhecido pela alcunha de Dr. Eggman, por causa de seu corpo ovalado. Agora imagine que o cientista louco conseguiu canalizar a energia do caos para robotizar todos os habitantes do planeta, sejam humanos, antropomorfos ou animais, e o único rápido o bastante para escapar das máquinas de Robotnik foi o próprio Sonic.

Em um mundo completamente inóspito como esse, Sonic passaria por maus bocados tentando recuperar a consciência de seus amigos, agora presos em carcaças metálicas, ao mesmo tempo em que teria de fugir para conseguir ele mesmo escapar dos robôs sem mente, agora espalhados por todas as partes.

Sam & Max

Eles podem não ter nascido no mundo dos games, mas é impossível negar que Sam & Max já fazem parte deste mundo ainda mais surreal do que um cão antropomórfico e uma coisinha hiperativa parecida com um coelho.

O fim do mundo de Sam & Max poderia se dar de uma porção de maneiras, mas vamos imaginar que ele foi atacado por alienígenas ou por zumbis. Em meio ao caos, é claro que a dupla de detetives não poderia deixar de fazer o que faz de melhor: investigar o caso com muito humor e piadas de cair o queixo. Não é difícil imaginar os dois correndo por ruas infestadas de zumbis enquanto perseguem uma pista, como uma rosquinha radioativa.

Que tal matar alguns zumbis usando um mata-moscas?

Dante

Que tal um caçador de demônios para complementar nossa lista de fim do mundo? Dante, um dos sujeitos mais arrogantes e sarcásticos do mundo dos games e protagonista da série Devil May Cry, não poderia faltar aqui.

E o fim do mundo para ele não é nada difícil de conceber. Muita gente imagina que, no dia do apocalipse, acontecerá uma grande batalha entre céu e inferno, anjos e demônios. Dante não é realmente um anjo de pessoa, mas certamente lutaria contra seus eternos inimigos em uma batalha como essas - e sobreviveria.

Criaturinhas tão fofinhas quanto essa invadiriam a Terra.

Agora imagine o cruel caçador de demônios vagando por uma terra desolada e destruída, onde pouco do que havia antes restou. Esse cenário de destruição e caos seria o que sobraria para Dante, já que o céu não o quer, e o inferno treme de medo à menção de seu nome.

Ryu/Guile

Impossível citar os jogos de luta e não se lembrar de uma das palavras que mais fez história neste mundo: "Hadouken". Isso porque Street Fighter é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores franquias de luta existentes na atualidade - senão a maior.

E, num mundo sob a constante ameaça das forças da Shadaloo, comandadas por Mike Bison, o fim do mundo é apenas uma questão de tempo. Que tal seria se o brutamontes de poderes psíquicos inventasse uma terrível arma biológica capaz de transformar toda a humanidade em zumbis sem mente ou vontade própria, fazendo com que se voltem contra si mesmos em lutas e ataques terríveis e cruéis? É claro que ele começaria por suas principais ameaças, os street fighters.

Escolhemos Ryu como sobrevivente por ser o protagonista da série como um todo, e também o personagem principal, sendo ele próprio muito utilizado como símbolo da franquia. Mas o lutador japonês não resistiria por muito tempo no novo mundo, especialmente se ele se deparasse com uma versão comedora de carne humana de seu melhor amigo e irmão de criação, Ken.

A Chun-Li não seria mais tão bonita...
Créditos: The Hell Facts Ocay

De fato, o lutador de rua com mais chances de sobreviver a um holocausto zumbi criado por Bison seria o coronel William F. Guile, que não teria dó de ninguém, lutando pela própria sobrevivência enquanto continua em suas buscas pelo melhor amigo desaparecido, Charlie.

Lara Croft

E a habilidade de fazer os homens babarem.
Não poderíamos fechar este artigo sem citar a grande musa dos jogos de aventura. Lara Croft já fez uma legião de fãs ao longo dos games de sua franquia, seja por suas habilidades de arqueóloga acrobata ou simplesmente por seu visual, digamos, atraente.

E quem conhece a série sabe que ela adora enfiar a mão em artefatos e objetos que melhor seria serem deixados de lado. Assim, não fica difícil imaginar que a caçadora de relíquias poderia acabar se tornando responsável pelo fim do mundo, liberando uma energia ou mesmo uma forma de vida muito antiga de dentro de sua tumba, pronta para acabar com a raça humana e com todos os seres viventes na Terra.

Se isso realmente acontecesse, das duas uma: ou a musa acabaria sendo usada como receptáculo para a criatura sobre-humana ou ela procuraria ainda outros artefatos para libertar uma segunda força ou forma de vida capaz de impedir o progresso da destruidora do mundo. Afinal, não é mesmo fácil se meter em "altas aventuras" e ainda ser uma musa.

Você

Neste artigo vimos apenas alguns exemplos do que poderia acontecer se o mundo de determinadas franquias fosse assolada por um cataclismo. É claro que muitos personagens importantes faltaram na lista, mas é bom lembrar que alguns games já se passam no apocalipse, e alguns personagens foram eles mesmos os responsáveis pelo fim de seus mundos. Mas e você, caro leitor, como reagiria ao fim do mundo? Ou, ainda, como jogador, como reagiria se passasse por um jogo inteiro só para descobrir que, no final, o mundo acaba e todos os seus esforços foram em vão? Use o campo dos comentários e ajude a complementar este artigo!

Revisão: Felipe Biavo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O tópico da Lara Croft a respeito de liberar uma criatura de sua tumba me lembrou um episodio de pokemon onde um gengar e, se não me engano, um alakazam lutam

    ResponderExcluir
  2. Por que o street lixo?
    Tinha que ser o KOF

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google