Jogamos

Análise: Bad Piggies (iOS/Android)

A essa altura você já deve estar familiarizado com o jogo Angry Birds e com o seu curto e simples enredo: resgatar os ovos que foram roub... (por Alberto Canen em 26/12/2012, via GameBlast)

A essa altura você já deve estar familiarizado com o jogo Angry Birds e com o seu curto e simples enredo: resgatar os ovos que foram roubados por porcos verdes. Já está claro para a maioria, portanto, que os porcos são os vilões dessa história. Em Bad Piggies, a Rovio (desenvolvedora do game) resolveu inverter os papéis e colocar os jogadores na pele dos famigerados suínos, o que parece uma aposta arriscada, afinal, quem gostaria de ajudar os porcos a roubar os ovos dos pássaros? Se você não é tão fiel assim a Red e companhia, vai ter a chance de experimentar mais um excelente lançamento da Rovio.

A trama dessa aventura suína também não é complexa: os porcos estão tramando mais um plano para roubar os ovos dos pássaros, mas precisam encontrar as partes do mapa que leva ao local que eles se encontram. Para isso, o jogador precisa passar pelas mais de 70 fases, distribuídas por três grades distintas. Em cada fase, você pode conseguir até três estrelas: uma simplesmente por chegar até o pedaço do mapa e outras duas por tarefas diferentes, como alcançar uma estrela que se encontra pelo caminho (ou fora dele) ou terminar a fase dentro de um período predeterminado de tempo.



É bem verdade que essa fórmula de três estrelas não é nada original e já está bem batida na lojas virtuais de smartphones, mas ao menos a Rovio diferenciou das três estrelas adquiridas por conseguir uma certa pontuação, como em Andry Birds. Em Bad Piggies, você sabe exatamente o que deve fazer para conseguir cada estrela. Vale ressaltar que os objetivos são independentes entre si, o que significa que você pode conseguir uma das estrelas e depois repetir a fase para conseguir outra. Não é necessário consegui-las na mesma rodada.

Quando os porcos voam

Mas como os porcos vão do ponto inicial até o pedaço do mapa? De uma forma bem mais engenhosa do que estilingues: eles constroem o seu próprio veículo. Por mais complexo que isso possa parecer, trata-se de uma tarefa bastante simples e intuitiva. As partes do veículo já estão prontas e precisam apenas ser encaixadas apropriadamente nos quadrados vazios no centro da tela. Para isso, basta arrastá-las de forma lógica: rodas embaixo, caixas em cima e o porco dentro de uma delas. Claro, como é natural, conforme você vai avançando no jogo mais peças diferentes vão sendo oferecidas e os veículos vão ficando mais complexos, até porque os desafios exigem muito mais elaboração e estratégia.


Se as fases iniciais do jogo são simples e exigem apenas uma rápida olhada nos obstáculos e localização dos objetivos para saber o que deve ser feito, os níveis mais avançados exigem muito mais estudo para encontrar uma saída viável para a situação apresentada. Nem sempre haverá apenas uma solução possível, mas muitas vezes apenas o velho esquema de "tentativa e erro" levará ao sucesso, o que pode ser frustrante em alguns momentos, já que uma pequena alteração pode significar a falha completa. Felizmente, todas as vezes que for necessário reiniciar a fase o veículo estará montado exatamente como da última vez e você poderá fazer apenas as pequenas alterações necessárias, sem ter que começar tudo do início. O interessante é que você pode ter a ajuda de um porco que é mecânico, disponibilizada conforme se vai conquistando estrelas. Mas não espere muito além do básico. A intenção dele é apenas levá-lo até o mapa, e não conseguir os demais objetivos e, por consequência, as três estrelas.

Esse porco mecânico só faz o básico. Se quiser as 3 estrelas vai ter que ralar sozinho.
Os veículos podem se movimentar por ação da gravidade ou com ajuda de peças como, por exemplo, ventiladores que funcionarão como hélice e podem ser ligados ou desligados por um toque em um interruptor disponível na tela durante o percurso. Partes mais complexas, como motores, também estarão disponíveis conforme se avança no jogo e até mesmo voar será algo comum de ser feito. A física é um aspecto fundamental no game e foi muito bem trabalhada pelo pessoal da Rovio.

And pigs will fly

Quando os porcos sorriem

O visual é muito parecido com o apresentado em Angry Birds: simples, porém colorido e simpático. Vale destacar o quão expressivo os porcos são, principalmente quando as coisas não dão muito certo: eles mudam rapidamente de satisfeitos para preocupados. Isso é bem divertido, ainda mais porque falhar é algo bem natural nas primeiras tentativas. Por sinal, ver os veículos destruídos apenas não é tão frustrante pelo fato de ser um show à parte vê-los desmoronar e o porco se esborrachar contra os obstáculos. As músicas do jogo são repetitivas e não chegam a ser enjoativas, mas também não acrescentam muito à jogatina.
Bad Piggies talvez não faça o mesmo sucesso que Angry Birds - dificilmente algum jogo fará -, mas, certamente, é um jogo mais bem feito e com uma jogabilidade mais interessante. O melhor jogo já feito pelo pessoal da Rovio até o momento. E se você ainda está chateado com os porcos por eles viverem querendo comer os ovos dos pássaros, abra a geladeira e pense duas vezes (ou pense em quantos ovos de galinha você já comeu). Talvez não sejamos tão diferentes dos porcos assim, ao menos não quanto ao apetite (!).

Requisitos

  • iOS 4.3 ou posterior: tanto a versão normal quanto a versão HD (exclusiva para iPad);
  • Android 2.2 ou superior: tanto a versão normal quanto a versão HD (exclusiva para tablets com Android).

Prós

  • Montagem fácil e intuitiva dos veículos;
  • Diversas formas de criar veículos;
  • Fases bem construídas e visualmente agradáveis.

Contras

  • Os problemas exigem muita tentativa e erro para serem solucionados;
  • Alterações mínimas, como o momento de explodir uma caixa de TNT, levam à falha;
  • Faltou originalidade no sistema de objetivos.
Bad Piggies  - iOS/Android - Nota Final: 8.0
Visual: 8.5 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 8.0 | Diversão: 8.5
Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google